03/05/2016

O Sistema Construtivo

As unidades habitacionais construídas com paredes de concreto são projetadas de acordo com ABNT NBR16055/2012, o concreto utilizado é um concreto normal com características de auto adensável, no caso a fluidez. Sua resistência é definida de acordo com a tabela de classes de agressividade, estipulada na ABNT NBR-6118/2007. Há também sistemas construtivos que utilizam a mesma forma de execução, que utilizam concretos especiais, geralmente com densidade abaixo de 2000kg/m³ que são regulados por DATEC.

foto paredes

O sistema consiste, em paredes integrais de concreto, interligadas monoliticamente através de uma tela centrada e armadura adicional nos vãos de portas e janelas.

Neste sistema pode ou não ter lajes e quando houver, ela deverá ser engastada na parede, considerando o efeito de membrana elástica.

A estrutura pode ser dimensionada, considerando modelos computacionais de elementos finitos ou modelos tradicionais de biela e tirante.

Não existe limitação de pavimentos, cabendo ao projetista de estrutura determinar a melhor forma de projetar a estrutura usando as recomendações impostas pela ABNT NBR 16055/2012, e seguindo rigorosamente as recomendações da NBR-15575/2013.

Em relação ao sistema de construção das paredes em concreto, houve uma grande aceitação por parte da população brasileira, pois esse sistema é semelhante ao sistema convencional com divisão e fechamento de ambientes. Ainda, as paredes de concreto passam uma visão de maior segurança e solidez da estrutura.

A aceleração de programas de habitação popular trouxe a necessidade de tecnologia que proporcionasse construções rápidas, entregues em um tempo recorde e principalmente com um custo final menor. No entanto, construções de médio e alto padrão também utilizam esse sistema.

O sistema construtivo com paredes de concreto é uma técnica construtiva onde paredes estruturais maciças de concreto armado e demais elementos (como por exemplo lajes, escadas, etc.) são moldadas “in loco” (no local). Normalmente as espessuras das paredes são 10 cm. A fundação é definido de acordo com o porte da obra e análise do solo.

A construção em paredes de concreto exige investimento em formas, que podem ser de aço, alumínio ou polimérica.

É importante salientar que o método construtivo de parede de concreto tem como principal função diminuir custos de materiais, equipamentos e mão- de- obra e ao mesmo tempo reduzir o tempo gasto na execução da construção

Além disso, o sistema de construção em paredes de concreto exige o uso de formas para conter o concreto, a ferragem, a tubulação das instalações elétrica e hidráulica, quadros de energia e de distribuição de circuitos, caixas de passagens, entre outros. Neste caso sempre utiliza-se o concreto usinado que é lançado diretamente dentro dos vãos das formas através de um bomba. Isso garante que as paredes ficarão uniformes.

 

Vantagens

  • Menor utilização de mão de obra (menos funcionários na execução da obra);
  • Os vãos das portas e janelas possuem medidas exatas;
  • Menor possibilidade de patologias como trincas e fissuras comuns em sistemas construtivos convencionais;
  • Acabamento das paredes não necessitam de chapisco e emboço;
  • O concreto auto-adensável proporciona um bom conforto térmico e acústico;
  • Quanto maior for o porte do empreendimento menor será o custo da construção;
  • Racionalização dos materiais e menor desperdício;

Planejamento e cuidados

  • Tubulações das instalações elétricas, hidráulicas e telefone ficam embutidas na parede dificultando manutenções futuras;
  • Planejamento para aquisição ou aluguel das formas, transporte e logística de todas as peças e equipamentos dentro do canteiro de obras.
  • Atenção na execução da concretagem e a vibração do concreto, evitando patologias associadas ao lançamento do concreto.
  • Os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico bem como os demais projetos complementares devem ser concluídos antes do início da obra e não se permite alterações;

projeção paredes

Considerações finais

A criação de normas especificamente para construções em parede de concreto como a NBR 16.055: 2012 ajudou na uniformização desse sistema de construção promovendo maior segurança e garantindo uma qualidade na execução da obra. Além disso, a necessidade de inovação, adaptação e diversificação dos métodos construtivos principalmente diante da atual situação da construção civil no país.